Morre a atriz Ilka Soares, aos 89 anos

Morre a atriz Ilka Soares, aos 89 anos
A atriz Ilka Soares perdeu a batalha contra o câncer e morreu na manhã deste sábado, 18 de junho.

Por Flavia Almeida

Ilka SoaresIlka Soares era uma das atrizes mais bonitas de sua geração – Foto: The Paradise/ Divulgação

 

A atriz Ilka Soares perdeu a batalha contra o câncer e morreu na manhã deste sábado, 18 de junho. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do rio de Janeiro, onde fazia um tratamento contra a doença. Neto da artista, o estilista de moda Thomaz Azulay confirmou a triste notícia

“É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó e estrela maior Ilka Soares. Ela deixa saudade e a certeza de que a vida é bela. Viva Ilka!”, escreveu.

Orgulhoso da avó, Azulay destacou que a morte de Ilka foi sem sofrimento: “Foi muito rápido, ela não sofreu”, comentou o estilista.

Ilka Soares foi um ícone da moda dos anos 1950 e 1960. Foi modelo e manequim da luxuosa Casa Canadá do Rio de Janeiro e desfilou para grandes costureiros como Denner e Clodovil. O neto destacou o orgulho que sempre sentou da artista.

“Ela viveu um sonho real. Nasceu numa família simples onde morava nos fundos da farmácia do seu pai. De lá para as telas e passarelas a bordo de uma beleza descomunal, uma inteligência absurda e uma atitude que quebrou muitos paradigmas, ainda numa sociedade patriarcal e machista”, relembrou.

“Criou uma família linda, filhos, netos, bisnetos e o melhor exemplo de caráter para todos. Estamos tristes com a ausência dela a partir de hoje, mas em paz e orgulhosos da linda e longa trajetória de vida dessa mulher tão inspiradora”, finalizou.

 

ATRIZ POSOU NUA AOS 52 ANOS

Lindíssima, Ilka Soares posou para a extinta revista “Playboy” em 1984, aos 52 anos. Ela foi casada com o cineasta Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes com “O Pagador de Promessas”. Casou também com Walter Clark, diretor decisivo no crescimento e estabelecimento da Globo como uma das maiores emissoras do país. Ela teve dois filhos com Anselmo – Anselmo Júnior e Lídia – e uma filha com Clark – Luciana Clark.

Rondava ainda um boato de que Ilka Soares teria sido “a namorada brasileira de Rock Hudson, embora o ator fosse homossexual  

A carreira de atriz iniciou em 1949, aos 17 anos, no filme “Iracema”. Na Globo, Ilka atuou em 20 novelas, entre elas “O Cafona” (1971), “Anjo Mau” (1976), “Rainha da Sucata” (1990), “Barriga de Aluguel” (1990) e “Pecado Capital” (1998). Seus últimos trabalhos na televisão foram participações nas séries “A Diarista” (2006), da Globo, e “Mandrake” (2007), da HBO. 

Ilka também foi apresentadora, no programa “Noite de Gala” (1956 e 1966), da TV Rio, além de modelo e locutora de rádio.